À beira de um ataque de nervos, quem nunca se sentiu assim?
Vivemos dias de sobrecarga de responsabilidades que nos consomem energia e equilíbrio emocional, a menos que pertençamos à uma ordem monástica e viva em clausura, o que não é nosso caso..rss, somos submetidos a fatores estressantes o tempo todo, pressões internas e externas...uma carga que muitas vezes é difícil de carregar...isso tudo resulta em estresse e ataques de nervos...
As causas do estresse são mudanças inesperadas de rotina e estilo de vida (casamento, emprego, cidade); luto, separação, desemprego; cansaço devido a sobrecarga de trabalho e falta de descanso em finais de semana (levar tarefas para casa), somado a falta de férias (não se ausentar do trabalho por algum motivo); problemas de sono, que acabam se tornando causa e consequência de estresse; solidão, isolamento; problemas financeiros; ambiente de trabalho insalubre (tensão, prazos curtos, alterações no planejamento).
Estresse não tem idade. Nas crianças, pode se desenvolver por problemas familiares (brigas constantes, ambiente tenso), separação dos pais ou luto (perda de pessoa significativa ou mesmo de um animal de estimação) ou conflitos na escola (bullying).
Os sinais de estresse vão de queda de cabelo à baixa da imunidade; dores de cabeça constantes e dores no corpo pela contração da musculatura; problemas dermatológicos, como herpes; problemas digestivos, como azia e refluxo; esgotamento; lapsos de memória (esquecer compromissos, pagamento de contas) e dificuldade de concentração; insônia; medo, nervosismo e impaciência até em relação a pequenos aborrecimentos. Com a piora do estado, a pessoa fica à beira de um ataque de nervos e se torna uma bomba prestes a explodir. Tentando relaxar, o indivíduo pode adotar hábitos que só pioram a situação, como consumo excessivo de café e abuso de tabaco, álcool e drogas. E um dos efeitos do estresse é o ganho de peso, por alterações hormonais e descuido da alimentação.
O estresse é uma reação psicológica, física, mental e hormonal em resposta a um evento e se torna prejudicial quando o organismo é exposto a ele continuamente, levando o indivíduo a ultrapassar seu limite de recuperação e a esgotar sua capacidade de adaptação, impedindo-o de relaxar após a tensão
Muitas vezes, o estresse origina-se de uma sucessão de sonhos que não se realizam, projetos que fracassam, sujeição a uma vida sem cor, sem graça, sem alegrias, que se transforma numa espiral de infelicidade e frustração. Uma das grandes fontes de sofrimento das pessoas é a forma como elas encaram a vida, que inclui a importância que dão a acontecimentos que não merecem atenção, e ao apego a situações, pessoas e emoções tóxicas; a dificuldade de expressar sentimentos, desejos e necessidades, o que prejudica os relacionamentos; buscar fora de si mesmo as respostas e saídas para dúvidas e medos, uma rede de apoio é fundamental, mas não substitui o autoconhecimento.
Relaxe, reflita, mude o que for preciso, cuide da autoestima e seja agradecida, são alguns passos para se ter uma vida mais plena...se a “barra está muito pesada” busque ajuda de um analista, psicólogo
Pare de dar valor ao que não pode e nem tem valor...
se valorize, ame...amor cura tudo, ame-se!
"Todo mundo quando está à beira de um ataque de nervos quer ter razão. Ser feliz é uma busca sim, mas ter razão depende de saber: você está à beira de um ataque de quê?"
|Cláudia Dornelles|
beijos e carinho, bell